Salutogenese é um termo trazido por Aaron Antonovisky (médico que viveu parte da sua vida nos EUA) que significa a busca dos motivos do indivíduo estar saudável.

Essa conceituação diferiu muito do paradigma até então vigente, onde a patogênese (busca dos motivos do adoecimento) era o que imperava. Para Antonovsky, o ser humano doente se encontra num estado de desequilíbrio dinâmico. O ser humano saudável se encontra em o equilíbrio dinâmico.

Esses conceitos coincidem com o que foi trazido no final do século XVIII pelo médico alemão Samuel Hahnemann, criador da Homeopatia.

Hannemann, além de Antonovisky, são a nossa grande ponte para esse curso de Educação em Salutogenese, pois ele traz a importância das orientações de todos os profissionais no sentido das falsas doenças crônicas (que são quase 80% das doenças que existem hoje).

Neste curso serão trazidos conhecimentos da Homeopatia e de outras racionalidades da área da Saúde que tenham por base o vitalismo.

A intenção do ILLAH é trazer um curso INFORMATIVO, para compartilhar sobre salutogênese, baseados em muita experiência prática e estudos. Demonstrar a importância de ver a integralidade do ser, focando em cada pessoa conforme sua particularidade.

O Curso completo é composto por 11 módulos. Segue o descritivo de casa um deles a seguir.

MÓDULO I

Este primeiro Módulo tem a intenção de situar o participante na Saúde.

Saúde como algo que é inerente ao Ser Humano desde a sua concepção.

Vitalismo.

Saúde a ser promovida em todas as etapas da sua vida.

Para tal, este Curso se inicia trazendo conhecimentos de Homeopatia e Salutogênese, métodos que privilegiam sua abordagem na Saúde.

Traz também uma relação entre Hipócrates (pai da Medicina ocidental), Hahnemann (criador da Homeopatia) e Maffei (imunopatologista brasileiro), cientistas que estudaram as características e os mecanismos de manutenção do Ser saudável.

As informações a respeito dos medicamentos homeopáticos visam, através deste tema, abordar as inúmeras possibilidades existentes para a promoção e manutenção da Saúde.

  • Aaron Antonivsky e Carta de Otawwa
  • História e Princípios da Homeopatia
  • Hipócrates, Hahnemann, Maffei
  • Medicamentos homeopáticos: classificação e preparo
  • Cuidados durante o tratamento homeopático

MÓDULO II

Este Módulo vai elucidar e mostrar o quanto é importante cada evento expresso pelo corpo e como lidar com cada maneira que ele se manifesta. Através do saber diferenciar uma doença aguda de uma crônica, do que realmente é Saúde o participante estará preparado para ser de melhor ajuda à si e ao outro seja um familiar, um amigo ou um cliente.

É um módulo bastante abrangente e esclarecedor, subsidiando o caminho para a Vida Saudável.

  • Doenças agudas e Doenças crônicas
  • Conceito de Saúde

MÓDULO III

Neste módulo serão trazidos conhecimentos que exemplificam e capacitam as informações adquiridas nos módulos anteriores, conforme as necessidades do mundo hoje.

Obstáculos a Cura.

  1. Visão hahnemaniana
  2. Aditivos eletrônicos – suas interferências no organismo e suas repercussões socioambientais
  3. Aditivos químicos
  4. Reconhecendo e sabendo lidar com as emoções

MÓDULO IV

Neste Módulo há um aprofundamento no conhecer os aspectos da complexidade individual e sistêmica que o Ser Humano está inserido, com os conhecimentos da Antroposofia (Rudolf Steiner) e da Constelação Familiar (Bert Hellinger), permitindo um Viver cada vez mais facilitado.

  • Estudos dos Setenios
  • Bibliográfico (vivencial)
  • Constelação Familiar

 

MÓDULO V

Este Módulo é teórico e vivencial. Ele se propõe a reconhecer e integrar os conhecimentos até então aprendidos, além de resgatar informações sobre a Individualidade, o Vitalismo e a Saúde.

  • O ritmo essencial de cada ser único

MÓDULO VI

Este Módulo é uma viagem ao  complexo sistema eletromagnético energético do Ser Humano, na sua força e  na sua sutilidade.

As reações no corpo de acordo com as “agressões” sofridas sejam essa advindas das emoções, do físico ou espirituais.

Como lidar com o binômio Saúde-Doença dentro dos critérios vitalistas.

  • Medicina Chinesa: Os Meridianos, as Emoções e o binômio Saúde-Doença
  • Os temperamentos
  • Meditação

 

MÓDULO VII

Nutrição I

Metabolismo segundo Maffei

Como deve ser a alimentação em cada etapa de vida

 

MÓDULO VIII

Nutrição II

A dieta na homeopatia

Alimentação: mitos e verdades

Transtornos alimentares

  • (módulos VII e VIII) Nestes Módulos dedicados a Nutrição em suas mais diversas vertentes e como os alimentos se relacionam com o sistema imunológico possibilitando a manutenção da Saúde ou a reação em direção a doença.

 

MÓDULO IX

Este módulo mostra como ser “Amigo da Saúde”, como se manter saudável respeitando a necessidade de cada etapa de vida; tanto nos quesitos físicos como emocionais.

Como ter e estar em Saúde se valendo dos mecanismos de defesa imunológicos e trazendo os conceitos de doenças agudas e crônicas.

  • A homeopatia nas diferentes etapas da vida
  • A Homeopatia na promoção a Saúde (Salutogenese)
  • Hahnemann o Amigo da Saúde

 

MÓDULO X

Os desequilíbrios da energia vital se manifestam em todas as partes do corpo independente da sua causalidade. Por exemplo, já é reconhecido que a maior parte dos casos de bruxismo, independente da faixa etária, é ocasionada pelas emoções advindas do estresse.

E, que doenças podem ter sua origem na desatenção quanto a espiritualidade ou as relações interpessoais.

São essas vertentes que este módulo X vem elucidar, oportunizando a observação e os encaminhamentos do que e como lidar com essas situações.

  • Vitalismo e Odontologia
  • Como lidar com situações como o Bruxismo
  • Saúde e Espiritualidade

 

MÓDULO XI

Este módulo encerra este Curso solidificando cada no seu Ritmo e na sua Musicalidade próprios, conhecedores da realidade inerente ao complexismo biodinamico do Ser Humano na sua Vitalidade.

  • A Musicalidade essencial de cada ser único
  • Encerramento do Curso

 

Coordenação:

Margarida Maria Vieira – CRM 4107

Graduada em medicina pela UFSC 1981/2, residência médica em pediatria no HCRP USP, especialista em homeopatia pela AMHB, Vice-presidente pelo Brasil junto a LMHI em 2 gestões 1993/1999. Coordenadora do ILLAH Instituto de Saúde e Educação.